"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Destaques

ORATÓRIO NAMBAN

Móvel litúrgico namban que conserva no seu interior a pintura original. Construído em madeira com aplicações de laca (urushi) e incrustações de madrepérola (raden); numa estrutura muito simples, apresenta duas portas de batentes que protegem a imagem central.

Uma Peça do Museu do Oriente

Oratório namban
Japão, período Momoyama/Edo (final do século XVI/início do século XVII)
Madeira lacada (urushi), laca dourada, madrepérola e cobre dourado (ferragens); pigmentos sobre madeira (pintura)
A. 37,5 x L. 29,2 x Prof. 5,1 cm
Aquisição (Jorge Welsh)
Inv.º FO/0636

Móvel litúrgico namban que conserva no seu interior a pintura original. Construído em madeira com aplicações de laca (urushi) e incrustações de madrepérola (raden); numa estrutura muito simples, apresenta duas portas de batentes que protegem a imagem central. As portas têm as duas faces decoradas a laca dourada (maki-e) reproduzindo motivos vegetalistas (cameleiras japonesas, paulónias, tangerineiras e cerejeiras) e zoomórficos (aves).

A pintura a óleo sobre madeira representa um São José com o Menino ao colo. Se é certo que o oratório constitui em si mesmo, pela conjugação da forma de origem europeia com as técnicas e os motivos decorativos japoneses, um notável exemplar de sincretismo artístico e cultural, é nesta tábua que encontramos a razão da mais valia deste face a outros exemplares nesta relevante tipologia. Retratando um tema pouco comum na pintura portuguesa, reporta-nos para as escolas pictóricas de influência espanhola, para a produção artística filipina e do Novo Mundo. Muito próximo das composições de origem peruana (provavelmente cuzquenha) esta pintura transporta-nos para o mundo da rota de Manila, em constante contacto com Goa-Macau-Nagasáqui, triângulo artístico onde o fabrico do móvel indicia a produção em série. Esta tábua poder-se-á inscrever na escola e oficinas resultantes do ensino ministrado no seminário de pintura de Nagasáqui patrocinado pela Companhia de Jesus, onde se ensinava o ofício e se transmitiam os modelos de pintura “à europeia”. Só uma análise dos materiais poderá esclarecer se a tábua foi pintada na América espanhola e acrescentada ao móvel importado do Japão ou Filipinas (com algum desfasamento temporal) ou se foi pintada na Ásia seguindo os modelos então tão apreciados no vice-reinado peruano.

Carla Alferes Pinto



Agenda
Festivais

MILímetro

Beato Innovation District 3 Jul 2024  |  14h00

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,712,451