Património Material
Igreja paroquial de Avantos
Distrito:
Bragança
Concelho:
Mirandela
Tipo de Património
Património Material
Classificação
Imóvel de Interesse Público
Proteção Jurídica
Decreto nº 1/86 de 3-1
Identificação Patrimonial
Monumento/Edifício
Época(s) Dominante(s)
Moderna (Séc. XV a XVIII)
Uso atual
Local de Culto
Proprietário/Instituições responsáveis
Direção-Geral do Património Cultural (DGPC)
Descrição
Imóvel de Interesse Público desde 1986, na Igreja de Avantos destacam-se o campanário e, no interior, a talha dourada dos altares, o púlpito e o arco cruzeiro.
A campanha da capela-mor é a única que se encontra seguramente datada, conhecendo-se, também o autor das pinturas do teto, cuja assinatura está patente na representação de Santo Isidro. Trata-se de Damião Rodrigues Bustamente, artista natural de Valladolid, que executou este conjunto pictórico em 1773.
A igreja de Avantos, de fundação quinhentista, foi objeto de uma ampla remodelação na segunda metade do século XVIII, que visava atualizar a sua linguagem arquitetónica e decorativa, prolongando, no interior e principalmente na zona da capela-mor, um modelo de igreja forrada a ouro (mas com elementos rococó contemporâneos), o que testemunha a aceitação, por um longo tempo, de determinadas tendências artísticas.
Em 2016, no âmbito do plano de Aproveitamento Hidroelétrico de Foz Tua, foi alvo de uma intervenção mais aprofundada desenvolvida pela Direção Regional de Cultura do Norte.
Fonte de informação
Direção Regional de Cultura do Norte
Data de atualização
05/12/2016