"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Património Material

Igreja de Santa Maria dos Olivais

Distrito: Lisboa
Concelho: Lisboa

Tipo de Património
Património Material
Identificação Patrimonial
Monumento/Edifício
Época(s) Dominante(s)
Moderna (Séc. XVII)
Tipologia original
Arquitectura Religiosa - Igreja
Áreas Artísticas
Talha
Descrição

Segundo a lenda, a imagem da padroeira terá sido encontrada na cavidade de uma oliveira estando este acontecimento na origem da edificação da igreja neste local, dedicada a Nossa Senhora da Conceição. A primitiva igreja remontava ao séc. XIV, no entanto, não se observam vestígios dessa época. A traça da actual construção é do séc. XVII, mas foi bastante alterada depois do Terramoto, tendo sido alvo de diversas remodelações até aos nossos dias. Trata-se de uma igreja de construção discreta, onde a fachada é caracterizada pela sobriedade, destacando-se a torre sineira com dois relógios de sol. O interior apresenta alguma riqueza decorativa, nomeadamente nos altares com retábulos de talha dourada e colunas salomónicas.

A igreja faz parte integrante de um conjunto urbano (Conjunto da Praça da Viscondessa dos Olivais) que foi classificado como Imóvel de Interesse Público.

Modo de funcionamento
Para mais informações por favor contacte a Câmara Municipal de Lisboa - Departamento de Turismo Rua Alexandre Herculano, 46-7º - 1250-054 Lisboa Tel: 213 588 591 E-mail: turismo@mail.cm-lisboa.pt
Fonte de informação
CNC / Patrimatic
Bibliografia
CONSIGLIERI, Carlos; RIBEIRO, Filomena; VARGAS, José Manuel; ABEL, Marília, Pelas Freguesias de Lisboa : Lisboa Oriental, Lisboa, Câmara Municipal de Lisboa, 1993.

DELGADO, Ralph, A Antiga Freguesia dos Olivais, Lisboa, Câmara Municipal de Lisboa, 1969.

TORRES, Helena; PORTAS, Catarina; FREIRE, Adriana, Olivais - Retrato de um Bairro, Liscenter, 1995.

LOPES, Flávio (coord.), Património Classificado - Arquitectónico e Arqueológico - inventário, vol. II, Lisboa, IPPAR, 1993.

Data de atualização
20/02/2008
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Visitas
100,903,719