Animação Cultural
Xutos & Pontapés e Gisela João celebram 25 de Abril em Almada
Na noite de 24 de abril, Gisela João e os Xutos & Pontapés juntam-se às comemorações dos 44 anos da Revolução dos Cravos, celebrando com os almadenses num espetáculo único na Praça da Liberdade, em Almada.

24 Abr a 25 Abr 2018
A partir das 22 horas, Gisela João, uma das mais importantes intérpretes da música portuguesa, traz a Almada a sonoridade do fado contemporâneo.
À meia-noite a noite ilumina-se com o já tradicional espetáculo de fogo-de-artifício. Segue-se a atuação dos Xutos & Pontapés, banda de culto do rock português, que vão celebrar em palco um percurso já com quatro décadas de história.
Mostra Comemorativa pelos jovens de Almada
Ainda no dia 24 de abril, às 16 horas, é inaugurada uma Mostra Comemorativa do 25 de Abril de 1974 pelos alunos dos agrupamentos de escolas do concelho, na Oficina de Cultura, em Almada. Após a inauguração, será apresentado o espetáculo MS Rebels dançam a liberdade 44 anos depois, pelos alunos do Agrupamento de Escolas Emídio Navarro.
A exposição, com entrada livre, estará patente ao público até 6 de maio.
Sessão solene
Na manhã do dia 25 de abril, a partir das 9 horas, é realizada pela Assembleia Municipal de Almada uma sessão solene evocativa do 44.º aniversário da conquista da Liberdade, no átrio do Fórum Municipal Romeu Correia, em Almada. Há também o tradicional desfile das coletividades, no centro de Almada, organizado pelas uniões de freguesia do concelho.
No mesmo dia à noite, a partir das 21h30, o Auditório Municipal Fernando Lopes-Graça é palco do espetáculo Canções Possíveis, Poemas Heroicos – As Notas e Palavras de Dois “Lunáticos”. Um concerto comemorativo único, com entrada livre, sobre a obra do compositor Fernando Lopes-Graça e do escritor José Saramago, duas personalidades que marcaram a cultura contemporânea erudita de Portugal, com direção musical de Nuno Tavares e composição de André M. Santos.
A imagem das comemorações do 25 de Abril em Almada é da autoria da artista plástica Joana Villaverde.