"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Outras

Comemorações do Dia Mundial do Enoturismo

Conheça aqui a programação a decorrer no concelho do Montijo.

9 Nov a 12 Nov 2024

Museu Agrícola da Atalaia
Largo da Feira 2870-706 Atalaia
Preço
Entrada livre

“Portugal é um país de forte tradição vitivinícola e a excelente qualidade dos seus vinhos tem reconhecimento em todo o mundo, sendo numerosos os prémios e distinções conquistados em concursos internacionais, e para os apreciar e conhecer, nada como visitar as regiões onde se produzem, sendo o enoturismo um excelente pretexto para descobrir também as paisagens, o património, a cultura e as gentes que aí vivem.

O enoturismo é um produto muito importante para a estratégia do Turismo de Portugal, pela sua capacidade de promover o desenvolvimento dos territórios e de valorizar os produtos endógenos. Os visitantes querem aprender, descobrir e ter experiências únicas, procurando alguma forma de interatividade, com as populações locais, através da visita às adegas, ao património local e na participação de eventos” (Turismo de Portugal).

Com o objetivo de promover o enoturismo e valorizar os vinhos de Indicação Geográfica Península (IGP) de Setúbal e Denominação de Origem Palmela e Setúbal, a Rota de Vinhos da Península de Setúbal (RVPS), localizada nos concelhos de Palmela, Setúbal, Montijo e Grândola, integra as adegas, em roteiros de descoberta das vinhas e dos vinhos e toda a oferta turística destes territórios, desde o património edificado, passando pela gastronomia e eventos.

A Península de Setúbal é uma região pioneira na elaboração de produtos vinícolas de reconhecida qualidade, como é o caso do Moscatel de Setúbal, vinho generoso cuja área produtiva se encontra delimitada desde 1908.

Atividades Municipais no âmbito das Comemorações do Dia Mundial do Enoturismo

09 nov. | 10h00/13h00
Curso de Introdução à Prova de Vinhos
Museu Agrícola da Atalaia
Destaque para as etapas do processo de produção e técnicas de prova de vinho
Gratuito // Nº de participantes: 15 pessoas (≥ de 18 anos)
Marcação prévia necessária para: pturismo@mun-montijo.pt  até dia 8 de novembro.
Organização: Câmara Municipal de Montijo em parceira com ADREPES, Rota de Vinhos da Península de Setúbal e Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal.

11 nov. | 10h00 / 16h00
Formação sob a temática “ Serviço de Vinhos: A Arte de Bem Servir”
Museu Agrícola da Atalaia
Gratuito

Inclui a apresentação de um Manual de Elaboração de cartas de vinhos, com o objetivo de reconhecer a importância de uma correta e cuidada elaboração de carta de vinhos. Conteúdo programático: armazenamento correto dos vinhos; materiais e utensílios necessários; serviço de vinhos e aberturas especiais e a Carta de Vinhos.

Esta formação é certificada e dirigida, exclusivamente, a estabelecimentos de restauração do concelho de Montijo, enquadrando-se no projeto “Enoturismo: um Mosaico de Experiências”, promovido pela ADREPES.

Informações e inscrições até 5 de novembro: pturismo@mun.montijo.pt  (Inscrições consideradas por ordem de chegada e limitadas a um número máximo de 15 participantes)

 12 nov. | 17h00
Cerimónia de Entrega dos Prémios à Cooperativa Agrícola de Santo Isidro de Pegões, no âmbito do IV CONCURSO CIDADES DO VINHO – PORTUGAL
Museu Agrícola da Atalaia
 

O Concurso Cidades do Vinho tem, como promotores, a Associação das Rotas dos Vinhos de Portugal (ARVP), a Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV), em colaboração com a RECEVIN (Rede Europeia de Cidades do Vinho), bem como a Associação Portuguesa de Enologia e Viticultura (APEV) e a Federação Internacional - Iter Vitis (Itinerário Cultural Europeu), para além do município anfitrião (Gouveia).

Com a particularidade de promover os vinhos associados ao seu território, com os seus municípios a juntarem-se aos vitivinicultores para, em conjunto, atuarem como promotores dos vinhos dos seus territórios, este assume-se como um concurso que valoriza a cultura do vinho, o vinho de qualidade e os territórios onde são produzidos, favorecendo o produto enoturismo, como fator de atratividade e de alavanca no desenvolvimento económico e cultural das regiões.

O IV CONCURSO CIDADES DO VINHO foi composto por um painel de 30 provadores, em que estiveram à prova cerca de 400 vinhos, provenientes das diferentes regiões do território nacional, entre eles a Região da Península de Setúbal, representada por diversos produtores, entre os quais a Cooperativa Agrícola de Santo Isidro de Pegões.

Marcação prévia necessária: pturismo@mun-montijo.pt  até dia 8 de novembro.

Organização: Câmara Municipal de Montijo em parceira com o Turismo de Portugal, IP, no âmbito do Programa Formação+Próxima.

Agenda
Ver mais eventos
Visitas
100,481,721