"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Outras

Catálogo da exposição (Re)Descobrir Teresa Sousa. Gravura - 60 anos depois

O catálogo que agora é apresentado ao público representa mais do que um registo fiel da exposição da artista Teresa Sousa, pioneira da gravura moderna no nosso país.

7 Nov 2024  |  18h00

Biblioteca Nacional de Portugal
Campo Grande, 83, 1749-081 Lisboa
Preço
Entrada livre
Dado tratar-se do catálogo da primeira exposição (https://bit.ly/3DmLzP9), em mais de 60 anos, de uma artista de quem muito pouco se sabe, pretendeu-se que o catálogo representasse algo mais do que um fiel registo da exposição.

Por este motivo, para além das reproduções das gravuras doadas pelos filhos de Teresa Sousa à Biblioteca Nacional de Portugal, que constituíram o principal núcleo da exposição, o catálogo contém textos sobre a obra da artista, da autoria de Cristina Azevedo Tavares e Fernando Rosa Dias, professores da Faculdade de Belas-Artes de Lisboa, e de Joanna Latka, artista plástica e investigadora de gravura, e ainda uma nota biográfica, da autoria dos seus filhos. Todos estes textos se encontram ilustrados com outras obras da artista, muitas também patentes na exposição.

O catálogo é uma edição da Sistema Solar / Documenta, e tem as chancelas da Biblioteca Nacional de Portugal e do CIEBA - Centro de Investigação e de Estudos em Belas-Artes, uma unidade de investigação e desenvolvimento, com sede na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa.

A sessão de lançamento do catálogo terá a participação dos filhos da artista e de Cristina Azevedo Tavares, Fernando Rosa Dias e de Joanna Latka, autores de textos incluídos no catálogo.

+INFO
Agenda
Ver mais eventos
Visitas
100,501,914