Teatro
Um espetáculo comemorativo dos 50 anos de PREC
Um espetáculo “parcial, de esquerda, antirreacionário e antifascista” – eis a proposta do Teatro Experimental do Porto e da ASSéDIO para comemorar 50 anos de PREC.
3 Out a 6 Out 2024
As grandes comemorações quase oficiais do período histórico habitualmente conhecido como PREC (Processo Revolucionário em Curso), organizadas pela Comissão de Festas Populares do Teatro Experimental do Porto e da Assédio – Companhia de Teatro é o título invulgarmente longo do espetáculo que Gonçalo Amorim estreia a 3 de outubro, no Teatro Carlos Alberto.
O Teatro Experimental do Porto e a ASSéDIO associaram-se para celebrar o quinquagésimo aniversário do Processo Revolucionário em Curso (1974-75). As grandes comemorações… é um espetáculo que revisita alguns dos principais momentos, protagonistas e discussões do PREC, visando problematizar e contrariar a ideia de que este foi um período dominado pelo caos e por excessos ideológicos.
Para o efeito, as duas companhias portuenses criaram uma Comissão de Festas Populares, constituída por artistas e académicos, encarregada de conceber a estrutura PRECformativa e de discutir as linhas orientadoras da celebração. A inspiração para o modelo destas grandes comemorações encontraram-na nas Feiras de Opinião de Augusto Boal, criações coletivas caracterizadas pela alegre convivialidade entre artes e dominadas por uma ideia de entremês, de farsa e de absurdo.
“Este não é um espetáculo imparcial”, avisa a Comissão de Festas. “É intimamente parcial. Dialético. Materialista. De esquerda. Antirreacionário e antifascista. E, por isso mesmo, é celebratório, festivo e popular.”
Com a estreia da coprodução As grandes comemorações…, o Teatro Nacional São João prossegue a reflexão sobre os 50 anos de democracia portuguesa que iniciou em abril. Com encenação de Gonçalo Amorim e coordenação dramatúrgica de Rui Pina Coelho, o espetáculo está em cena no Teatro Carlos Alberto de 3 a 6 de outubro, com sessões quinta-feira e sábado às 19h, sexta-feira às 21h e domingo às 16h. Os bilhetes têm o custo de 5 e 10 euros.