"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Conferências

Género e Igualdade: direitos ao futuro?

No dia 5 de setembro, quinta-feira, às 18h00, os Mantras do Coliseu Porto Ageas apresentam "Género e Igualdade: direitos ao futuro?". Uma conversa sobre liberdades e direitos conquistados, e que pretende refletir sobre os desafios presentes e futuros.

5 Set 2024  |  18h00

Coliseu Porto Ageas
R. de Passos Manuel, nº 137, 4000-385 Porto
Preço
Entrada livre
O evento insere-se nas comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, reclamando também a celebração do 30.º aniversário da Primeira Conferência Internacional sobre População e Desenvolvimento. Dois acontecimentos fundamentais - à escala nacional e internacional, respetivamente - que reconheceram a Igualdade de Género e o direito ao planeamento familiar como essenciais à realização do Desenvolvimento e dos Direitos Humanos.

Os obstáculos sociais e políticos à realização dos direitos sexuais e reprodutivos, de igualdade e inclusão, intensificaram-se. 50 anos depois da Revolução dos Cravos e 30 anos passados sobre o maior evento mundial sobre temas populacionais alguma vez realizado, o que ficou por fazer e cumprir?

Num momento em que o mundo se apresenta cada vez mais complexo e desafiador, a conversa centrar-se-á também nas atuais ameaças aos direitos das mulheres, quer na Europa, quer no mundo, e pretende discutir que ações e políticas estão em marcha, ou em falta, para garantir o bem-estar das futuras gerações. Movimentos antidemocráticos legitimaram-se politicamente e influenciam hoje um discurso global que importa desconstruir: que movimentos são esses, como são financiados, como crescem e se desenvolvem.

O painel, moderado por Carla Miranda, programadora cultural e ex-deputada na AR, será constituído por Neil Datta, Diretor Executivo e fundador do Fórum Parlamentar Europeu para os Direitos Sexuais e Reprodutivos (que fará a intervenção em inglês) Mónica Ferro, Diretora do Fundo das Nações Unidas para a População (em Londres), por Cátia Moreira de Carvalho investigadora do Institute of Security and Global Affairs da Universidade de Leiden, e da Universidade do Porto, e Sofia Oliveira, investigadora no projeto internacional QUALREP: The Quality of Women’s Political Representation, no ISCTE.

A entrada é livre, mediante levantamento prévio de bilhete, a partir de dia 4 de setembro, às 13h00, na bilheteira do Coliseu, até à hora do debate. Lotação sujeita à limitação do espaço.
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Visitas
101,248,775