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Música

A energia e a potência do jazz continuam imparáveis até 16 de novembro em Guimarães

Wadada Leo Smith, John Escreet, Dzijan Emin com Orquestra de Guimarães, entre muitos outros, protagonizam concertos no Centro Cultural Vila Flor.

Wadada Leo Smith © Michael Jackson

7 Nov a 16 Nov 2024

Centro Cultural Vila Flor
Avenida D. Afonso Henriques, 701, 4810-431 Guimarães

Após uma semana marcante e luminosa vivida entre público e artistas – com a diversidade de estilos e formatos dos espetáculos de Ambrose Akinmusire, Maria Schneider & Clasijazz Big Band, Sara Serpa, André Matos, Jeff Ballard e Craig Taborn, entre outros – a 33ª edição do Guimarães Jazz prossegue com entusiasmo para a sua segunda semana com concertos protagonizados por Wadada Leo Smith, John Escreet, Dzijan Emin com Orquestra de Guimarães, Tommaso Perazzo, Marcelo Cardillo, Sonoscopia, entre muitos outros. A frequência jazzística continua também em alta com as Oficinas de Jazz e as Jam Sessions que têm lugar no Centro Cultural Vila Flor e na Associação Convívio, respetivamente.

A derradeira leva de concertos da 33ª edição do Guimarães inicia-se na próxima quinta-feira, 14 de novembro (21h30), com aquela que é, pela dimensão colossal do seu percurso no jazz e a sua inegável influência na música contemporânea, sem dúvida a grande figura de relevo histórico do programa do Guimarães Jazz 2024 – o trompetista Wadada Leo Smith, um músico fundamental dos últimos cinquenta anos que, em Guimarães, se apresentará em quinteto para um concerto que se antecipa histórico. A sonoridade única do seu trompete, um som simultaneamente expressivo e depurado, e a versatilidade do seu ímpeto criativo, cristalizado numa música que flui harmoniosamente com a passagem do tempo, são características que contribuem decisivamente para o estatuto icónico de Leo Smith. Em Guimarães, Wadada Leo Smith atuará em quinteto, acompanhado pelo guitarrista (e seu neto) Lamar Smith, pela violoncelista Ashley Walters e por uma secção rítmica de contrabaixo e bateria, que será assegurada por dois experientes músicos britânicos (John Edwards e Mark Sanders).

No dia seguinte, 15 de novembro (21h30), o público assistirá à atuação do trio liderado por John Escreet, um pianista portentoso e imprevisível cuja evolução e amplitude criativa justifica a sua atuação pela primeira vez em nome próprio neste palco, naquele que poderá ser um dos momentos altos do festival. A acompanhar o virtuoso e altamente inventivo pianista estará uma secção rítmica composta por Eric Revis e Damion Reid, o mesmo alinhamento do trio que gravou recentemente o álbum “Seismic Shift”, de 2022, o qual será previsivelmente o centro da atuação desta formação no festival.

O sábado (16 novembro) encerra o festival em força com três concertos que nos farão percorrer um caminho sonoro auspicioso desde a tarde até ao fim da noite. Às 16h00, estará em destaque a Sonoscopia, que apresentará uma formação mais alinhada com o fenómeno jazzístico do que em edições anteriores – representado este ano pelo trio liderado pelo trompetista português Luís Vicente, com a participação especial de Camilla Nebbia, uma saxofonista argentina emergente do jazz europeu contemporâneo, e dois nomes já conhecidos do palco do Guimarães Jazz, o contrabaixista Gonçalo Almeida e o baterista Pedro Melo Alves.

De seguida, às 18h00, o palco iluminará o quinteto do pianista italiano Tommaso Perazzo, um músico de enorme talento que se apresentou pela primeira vez no festival, com enorme impacto, no ano passado, ao lado do histórico contrabaixista Buster Williams. A acompanhar Perazzo estará um grupo de músicos emergentes do circuito jazzístico internacional, todos eles instrumentistas de elevadíssima competência musical: Marcello Cardillo, que também atuou no mesmo memorável concerto de Buster Williams, na bateria; a meteórica trompetista britânica Alexandra Ridout; o saxofonista Dylan Band, e, finalmente, o jovem Gavin Gray no contrabaixo. Quinteto este também responsável pelas oficinas de jazz e pelas jam sessions do festival – sendo o grupo de artistas residentes que nesta edição se deslocam propositadamente a convite do festival e se fixam em Guimarães durante o festival para cumprir este propósito educativo de primordial relevância.

O espetáculo de encerramento desta edição do festival (21h30) destaca a parceria entre o Guimarães Jazz e a Orquestra de Guimarães, conduzida e liderada neste concerto pelo compositor macedónio Dzijan Emin, um músico ainda pouco conhecido mas com um percurso invulgar e extremamente original que irá previsivelmente surpreender o público com a sua fusão criativa de jazz e música tradicional dos Balcãs, uma das mais populares do reportório europeu de tradição folclórica, e que se apresentará acompanhado de oito músicos também da Macedónia. Um momento certamente luminoso que denunciará a evolução extremamente positiva desta orquestra local, provando assim a pertinência desta parceria assumida pelo festival.

Os concertos do festival continuarão a ser acompanhados em paralelo por outras das suas facetas identificadoras. Esta semana, as Jam Sessions terão lugar no Convívio Associação Cultural, garantindo momentos de improvisação que revelam o lado mais informal do jazz, e permitindo ao público um ambiente mais direto e próximo dos músicos. Por seu turno, as Oficinas de Jazz do festival proporcionam aos estudantes que aspiram a uma carreira profissional na música uma experiência única de trabalho criativo com músicos de elevada qualidade técnica e envolvidos nalguns dos contextos mais fervilhantes da criação jazzística contemporânea.

O Guimarães Jazz é uma organização conjunta d'A Oficina, do Município de Guimarães e do Convívio Associação Cultural. Os bilhetes e assinaturas para os concertos do Guimarães Jazz, incluindo a respetiva informação e descontos associados, encontram-se à venda nas bilheteiras do Centro Cultural Vila Flor (CCVF), do Centro Internacional das Artes José de Guimarães (CIAJG), da Casa da Memória de Guimarães (CDMG) ou da Loja Oficina (LO), bem como nas várias entidades aderentes da BOL, e online em oficina.bol.pt.

GUIMARÃES JAZZ
33ª edição
7 – 16 novembro 2024

Quinta 7 novembro, 21h30 
CCVF / Grande Auditório  
Ambrose Akinmusire: Honey from a Winter's Stone 
Mivos String Quartet 

Sexta 8 novembro, 21h30 
CCVF / Grande Auditório  
Sara Serpa, André Matos, Craig Taborn e Jeff Ballard 

Sábado 9 novembro, 16h00 
CCVF / Pequeno Auditório  
Projeto Centro de Estudos de Jazz - Univ. Aveiro / Guimarães Jazz 
João Rocha Quartet 

Sábado 9 novembro, 18h00 
CCVF / Pequeno Auditório  
Daniel Bernardes & Drumming GP 
Clockwork - in memoriam György Ligeti 

Sábado 9 novembro, 21h30 
CCVF / Grande Auditório  
Maria Schneider & Classijazz Big Band 

Domingo 10 novembro, 17h00 
CCVF / Grande Auditório  
Projeto Orquestra de Jazz da ESMAE / Guimarães Jazz dirigida por Tommaso Perazzo Quintet 

Domingo 10 novembro, 21h30 
CIAJG / Black Box  
Projeto Porta-Jazz / Guimarães Jazz 
Fissuras  

Quinta 14 novembro, 21h30 
CCVF / Grande Auditório  
Wadada’s Fire-Love Expanse 

Sexta 15 novembro, 21h30 
CCVF / Grande Auditório   
John Escreet’s Seismic Shift with Eric Revis and Damion Reid 

Sábado 16 novembro, 16h00 
CCVF / Pequeno Auditório  
Projeto Sonoscopia / Guimarães Jazz 
Luís Vicente Trio feat. Camila Nebbia 

Sábado 16 novembro, 18h00 
CCVF / Pequeno Auditório   
Tommaso Perazzo Quintet 

Sábado 16 novembro, 21h30 
CCVF / Grande Auditório   
Projeto Orquestra de Guimarães / Guimarães Jazz com Dzijan Emin Octeto 

DESCONTO 10%
2 concertos à escolha

DESCONTO 20%
3 concertos à escolha

DESCONTO 30%
4 concertos à escolha 

ATIVIDADES PARALELAS 
Quinta 7 a Sábado 9 novembro | CCVF / Café Concerto / 23h59-02h00 
Quinta 14 a Sábado 16 novembro | Convívio Associação Cultural / 23h59-02h00 
Jam Sessions 
Tommaso Perazzo Quintet  

Terça 12 a Sexta 15 novembro 
CCVF / 14h30-18h00 
Oficinas de Jazz 
Tommaso Perazzo Quintet

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