Exposições
Visita Comentada «Tomasz Machcinski – um homem com mil caras»
A programação paralela da exposição Portreto de la Animo Art Brut Etc. propõe uma visita comentada por Miguel Almeida, do Serviço Educativo do Centro de Arte Oliva, dedicada a «Tomasz Machcinski – um homem com mil caras».
6 Dez 2023 | 13h30
Nascido em 1942 na Polónia, Tomasz Machcinski era um fotógrafo e performer autodidata. Enquanto órfão de guerra, recebeu um cartão autografado da actriz Joan Tompkins, estrela de Hollywood, com as palavras “Com amor para o ‘Tommy’ da ‘mãe’ Joan”, no âmbito de um programa de adoção à distância.
Durante os primeiros vinte anos de sua vida, Machcinski estava convencido de que Tompkins era sua mãe. O fim do seu “sonho americano” e a perda dessa suposta identidade influenciaram o seu trabalho artístico.
A sua obra consiste em mais de 22.000 identidades fictícias ou apropriadas, capturadas em autorretratos fotográficos e cinematográficos. Nas suas encenações, o artista encarna despreocupadamente estrelas de cinema, ícones da cultura pop, figuras históricas, literatura e política e outros personagens excêntricos de diferentes afiliações étnicas, sexuais ou sociais—reinvenções da sua própria identidade.
No seu trabalho, Machcinski atua como realizador e ator, maquilhador e figurinista, arquivista, fotógrafo e artista performativo. A sua prática artística está relacionada com a História da Arte Europeia através do jogo com os métodos tradicionais de representação e as suas convenções.
Tomasz Machcinski faleceu em janeiro de 2022 aos 79 anos.
Entrada gratuita com inscrição obrigatória