Exposições
Per Letizia de Letizia Battaglia
Desde que começou a fotografar em 1971, que a obra de Letizia Battaglia permanece estritamente ligada à cidade de Palermo.
20 Abr a 27 Abr 2022
Foi a partir de 1974, como editora de fotografia do jornal L’Ora, que documentou os conflitos que abalaram a cidade, especialmente nas décadas de 1970 e 1980, na época mais violenta da “guerra da Máfia”. Battaglia documentou também a vida dos bairros pobres de Palermo, os movimentos políticos, o despertar de novos comportamentos sociais, produzindo imagens que se tornaram conhecidas no mundo inteiro.
Encarou a fotografia como um instrumento de intervenção e de denúncia social , que se uniu a uma extraordinária força expressiva e uma consciência formal, que marcam as suas fotografias com uma assinatura inconfundível e a tornaram num dos mais emblemáticos nomes da fotografia europeia da sua geração.
Feminista, ambientalista, mulher de esquerda, Letizia Bataglia fundou a revista Mezzocielo, com textos e fotografias feitas exclusivamente por mulheres, fundou posteriormente uma agência fotografia de informação e em 2017 inaugurou o Centro Internacional de Fotografia de Palermo.