Exposições2
Fernando Lemos apresenta "Mais a Mais ou Menos"
Fotografias, desenhos, aguarelas, nanquim, postais, pinturas. Esta mostra reúne um pouco deste imenso e intenso artista que, aos 93 anos, está sempre a nos brindar com a sua caixa de vários lados e a iluminar o caminho com a sua luz que cintila sobre as nossas cabeças.

8 Jun a 14 Set 2019
Esta mostra reúne:
• 15 fotografias
• 02 desenhos a carvão
• 16 desenhos em técnica mista sobre papel
• 12 desenhos a nanquim sobre papel japonês
• 04 aquarelas
• 60 cartões postais
• 09 pinturas em tinta acrílica sobre papel e cartão
Apresentar um artista múltiplo e consagrado como Fernando Lemos é tarefa das mais complexas.
Consagrado pelo melhor da crítica em Lisboa desde sua primeira exposição surrealista na Casa Jalco, ao lado de Vespeira e Fernando Azevedo, marcou época e o tornou conhecido em Portugal e no mundo com o seu trabalho fotográfico.
Viajou para o Japão, num plano de pesquisa sobre caligrafia japonesa, com uma bolsa da Fundação Calouste Gulbenkian. Lá também foi autor do projeto de criação do Museu Nanban em Nagasaki, de vitrais para uma capela do projeto de Manoel Kosciusko Correa em Hakone e realizou a comunicação visual do Pavilhão do Brasil da IV International World Trade Fair de Tóquio.
Ao Brasil, veio realizar uma mostra de fotografias no Museu Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro, apresentado por Manoel Bandeira. Fixando- se definitivamente em São Paulo, se tornou reconhecido pelo seu trabalho ousado e inovador com prémios recebidos em Bienais Internacionais de São Paulo, pelas pinturas e desenhos na década de 1960.
Esta mostra reúne um pouco deste imenso e intenso artista que, aos 93 anos, está sempre a nos brindar com a sua caixa de vários lados e a iluminar o caminho com a sua luz que cintila sobre as nossas cabeças.
Rosely Nakagawa