Destaques
Apelo à Ação para colocar o património cultural, as artes e as indústrias criativas no centro da ação climática
Este Apelo à Ação foi lançado dia 28 de setembro de 2023, durante a Cimeira do Património Cultural Europeu, realizada em Veneza.
Das artes ao património, a cultura tem o poder de ajudar as pessoas a imaginar e concretizar futuros de baixo carbono, justos e resilientes às alterações climáticas.
As organizações ligadas à cultura e ao património cultural têm estado na vanguarda do trabalho para desbloquear este poder. No entanto, a persistente falta de reconhecimento deste trabalho na política climática impede a nossa contribuição vital e, em última análise, a eficácia da própria ação climática global.
A presente campanha visa mudar este paradigma, apelando a uma inovadora “Decisão de Trabalho Conjunta sobre Cultura e Ação Climática” (JWD) na COP28, um processo reconhecido pela ONU que poderá desencadear políticas e soluções que permitam à cultura contribuir plenamente para soluções climáticas.
A ciência diz-nos que a ação climática global não está atualmente no caminho certo. A atenção à cultura e ao património tem o potencial de ajudar a recuperar o rumo.
A abordagem da Decisão de Trabalho Conjunta apresenta a melhor oportunidade que alguma vez tivemos para o fazer, mas, para que isso aconteça, precisamos da sua ajuda. Para apoiar esta causa - crucial para o património cultural, para a Europa e para o planeta - assine AQUI.