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Escola Virtual: 18 anos de inovação nas salas de aula portuguesas

No último ano letivo, mais de 500 mil alunos e professores utilizaram os recursos digitais da Escola Virtual ao longo de mais de 3,5 milhões de horas. 


A 25 de janeiro de 2005 nasceu uma das primeiras tecnológicas em Portugal e a primeira no setor da Educação: a Escola Virtual foi pioneira e levou os recursos e os manuais interativos para a sala de aula.

O primeiro projeto lançado destinava-se a sete disciplinas do 9.º e 12.º anos, em versão online e CD-ROM. Hoje, é possível aceder àquela que foi a primeira plataforma de apoio ao estudo e aprendizagem através do computador, tablet e smartphone (online e offline), usufruindo de 25 milhões de recursos do Pré-escolar ao 12.º ano, para o ensino Regular e Profissional, sem descurar o Ensino de Português no Estrangeiro, os dicionários e a versão digital de obras de leitura recomendada para os alunos. Neste momento, a Escola Virtual tem mais de 500 mil utilizadores (de praticamente todas as escolas públicas e privadas do continente e regiões autónomas), entre os quais mais de 100 mil são professores.

Ao longo destes 18 anos, a plataforma do Grupo Porto Editora acompanhou a evolução tecnológica da sociedade e das melhores práticas pedagógicas. Professores e alunos têm acesso a inúmeras animações, quizz, podcasts, vídeos, karaokes, jogos didáticos e visitas virtuais imersivas, bem como ferramentas que promovem o estudo autónomo e que permitem o acompanhamento por parte dos encarregados de educação e a monitorização por parte dos docentes.

A Escola Virtual esteve ao lado da comunidade educativa em diferentes momentos: durante o confinamento, a plataforma esteve disponível gratuitamente para todos e já foram cedidas milhares de licenças gratuitas para diferentes instituições (como o Programa “Escolhas” ou a associação Já T’Explico) e até a título individual, de forma a tornar a aprendizagem acessível e inclusiva.

As instituições de ensino dispõem de apoio permanente para esclarecer dúvidas e resolver anomalias. Uma das prioridades tem sido assegurar a formação dos professores para tirarem o melhor proveito da plataforma. Do mesmo modo, foram realizadas várias ações de formação/ esclarecimento para Encarregados de Educação e alunos.

O FUTURO DA ESCOLA VIRTUAL

Portugal vive uma fase de (r)evolução digital e, por isso, há uma forte aposta nos recursos pedagógicos mais inovadores, centrada fundamentalmente na expansão e integração de novas funcionalidades nos manuais digitais, nos instrumentos de automação de percursos de aprendizagem, na gamificação e nas ferramentas de avaliação.

Além de melhorias globais em termos de usabilidade e performance, foi recentemente apresentada uma nova app para contextos de utilização offline, bem como os novos manuais digitais interativos com todas as atividades /exercícios realizáveis em contexto, formatos de quizzes curricularmente pertinentes e novos instrumentos de gestão de tarefas e análise de resultados que serão particularmente úteis para professores.
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