Cinema
Outsiders – Cinema Independente Americano
por Rita Faden, presidente da FLAD

Outsiders – Cinema Independente Americano
Há um outro tipo de filmes americanos, diferentes dos blockbusters que enchem habitualmente as salas de cinema e que merecem ser vistos em Portugal. Por isso, a FLAD, enquanto instituição que promove a cooperação bilateral com os Estados Unidos da América, decidiu organizar o ciclo de cinema Outsiders – Cinema Independente Americano, em Lisboa (Cinema São Jorge) de 30 de novembro a 8 de dezembro de 2021 e na ilha Terceira (Praia da Vitória – Auditório do Ramo Grande de 31 de março a 3 de abril, e Angra do Heroísmo – Centro Cultural e de Congressos de Angra do Heroísmo de 7 a 10 de abril) em 2022. Para a Terceira, selecionámos 11 filmes, produzidos nos EUA entre 2010 e 2019, que acreditamos vão cativar a atenção do público. Independentemente da diversidade de género, proveniência regional, etnicidade dos autores, são filmes que na sua maioria envolvem produções de baixo custo, muitos deles gravados em vídeo digital, apresentando um olhar diferenciado sobre a vida contemporânea das gerações jovens americanas.
Não pretendemos que seja um ciclo de cinema experimental ou avant-garde. O programa compreende géneros e narrativas clássicas, filmes estreados (e alguns premiados) em festivais como SXSW, Sundance, Tribeca ou Berlim e que, por razões diversas, passaram ao lado dos programadores e dos circuitos de distribuição no nosso país.
Mais do que uma edição única, gostaríamos que este ciclo de divulgação de obras cinematográficas americanas de cariz menos comercial possa ser a primeira de várias edições, e que no futuro se possa estender a outras cidades do nosso país. Será com certeza um desafio, mas também uma oportunidade, poder integrar este ciclo de cinema independente americano num calendário cinematográfico nacional que, nos últimos anos e com carácter de regularidade, oferece ciclos de cinema de países europeus, como a França, Alemanha ou Itália.
Naturalmente, não posso deixar de salientar a escolha do curador deste ciclo, Carlos Nogueira, cinéfilo e programador, o grande responsável pela identificação e escolha dos filmes agora exibidos, com quem tem sido um prazer trabalhar. Quero também manifestar a nossa satisfação e agradecer ao Cine-Clube da Ilha Terceira, nosso parceiro nesta iniciativa, às Câmaras Municipais de Praia da Vitória e de Angra do Heroísmo por apoiarem a exibição dos filmes nestas cidades.
Espero que a programação seja do agrado dos espetadores e que os possa levar à descoberta de novos nomes do cinema americano. Enjoy!
Rita Faden, presidente da FLAD
março 2022